quarta-feira, 9 de julho de 2008

Estação Meteorológica João Brazil

Divulgados os primeiros resultados da Estação Meteorológica João Brazil, na escola municipal do Morro do Castro. Alguns alunos da turma GR3A vêm, diariamente desde março, fazendo a leitura do termômetro e olhando para o céu para anotar as condições do tempo. De cada folha foi tirada uma média de temperatura e calculada uma média geral para cada mês. As condições do tempo foram estabelecidas de acordo com o que a maioria dos alunos anotava a cada dia, porque nem sempre os dados coincidiam (exemplo: se num dia 5 consideraram sol e 2 sol com nuvens, contou-se 1 dia de sol).

Pode-se perceber que a temperatura vem caindo 2 graus a cada mês. Março teve mais dias de sol, enquanto abril teve mais dias de chuva. Não dá para afirmar que foi o mês mais chuvoso, porque a quantidade de chuva varia com a sua intensidade e duração (só um pluviômetro para medir as chuvas solucionará este problema). Maio foi o mês que teve mais nebulosidade no céu (mais dias nublados e de sol com nuvens do que os outros dois meses). Enfim, um final de verão quente e ensolarado e um outono mais ameno, com mais nuvens no céu e chuva na terra.

O trabalho continua! Com o tempo será mais interessante comparar os meses e as estações. Parabéns aos "meninos e meninas do tempo", alunos que participaram desta atividade e continuam fazendo (mais sobre a idéia da estação meteorológica aqui, aqui e aqui). Aguardem os próximos boletins do tempo...


Modelo de tabela de medição da temperatura diária. Repare que este aluno fez anotações até no sábado, dia de "Escola Aberta" na E. M. João Brazil.

.

Um comentário:

Unknown disse...

Fico muito feliz por saber que a escola ganhou "gás" com a chegada dos novos professores,novas idéias, maiores perpectivas.Quanta coisa legal tem sido feita!Nem tudo tá perdido.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails