domingo, 8 de maio de 2011

Igreja de Santa Rita de Cássia

Trecho do livro "Igrejas e Capelas Católicas de Niterói - Resenha Histórica" de Salvador Mata e Silva e Marcos Vinícius Macedo Varella, que curiosamente fala da igreja que fica em território gonçalense no Morro do Castro:
"Em 11 de novembro de 1971, iniciou-se a missão com a catequese no Clube Bom Retiro. Em 19 do mesmo mês, realizou-se a 1ª reunião com alguns membros do Apostolado da Oração e da comunidade. Aos 22 do mesmo mês, celebrou-se a 1ª missa no clube, continuada em todos os domingos.

Aos 10 de fevereiro de 1973, surgiu a venda de uma casa de comércio com um bom terreno, em excelente local, para ser a futura igreja. Com a ajuda parcial de uma pessoa amiga, conseguiu-se a entrada para aquisição da casa e a comunidade assumiu as prestações. No dia 12 do mesmo mês, foi fundada oficialmente a Irmandade de Santa Rita. A seguir fizeram a limpeza do terreno e prepararam a pequena casa, onde, no dia 18 do mesmo mês, foi abençoada e entronizada a pequena imagem de Santa Rita, levada pelo Padre Elidio que subiu o morro a pé, levando-a em suas mãos, e que hoje ainda está guardada como um precioso tesouro histórico da capela. Aí passou-se a celebrar a Missa Dominical, organizou-se a catequese, implantou-se o Apostolado da Oração e Equipe de Liturgia. As obras da capela tiveram início em outubro de 1975, tendo a frente Geraldo Bolzan, alto funcionário da Prefeitura de Niterói, auxiliado pelo Sr. Adílio Cândido dos Santos.

Toda a comunidade se empenhou nesta missão com muita generosidade, de tal forma que, no princípio de 1978, a obra da capela já estava quase concluída. Diga-se de passagem que havia na praça um terreno baldio, sem proprietário, que o Padre Elidio pretendeu adquirir, tramitando com a Prefeitura de São Gonçalo para a sede da grande matriz de Santa Rita. Com sua trasferência para outra missão, perdeu-se a valiosa propriedade.

O grande realizador desta obra foi Geraldo Bolzan, residente no local, que não mediu esforços para concretizá-la. E foi, graças a sua fé e liderança que, em parceria com Padre Elidio, hoje a Igreja de Santa Rita se ergue como um marco histórico do Morro do Castro."

A festa de Santa Rita virou tradição na comunidade e dura um fim de semana inteiro, sempre o seguinte ao dia 23 de maio, que este ano cai numa segunda-feira. Uma história que já vai completar 40 anos...


Fotos de Débora Kopke (turma 6A).

.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails