sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dia mundial de plantar árvore

Os alunos da Escola Municipal João Brazil participaram hoje do ENO Tree Planting Day, ou o Dia Mundial de Plantar Árvore da ENO, quando milhares de mudas são plantadas ao redor do mundo. ENO - Environment Online é uma rede virtual global de escolas voltadas para o desenvolvimento sustentável, onde escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem em suas localidades e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o meio ambiente. O programa ENO começou há 10 anos e é sediado na Finlândia. Este ano comemora o Dia Internacional da Diversidade Biológica (22/05) e o Ano da Biodiversidade (2010).

As primeiras árvores foram plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, os plantios aconteceram na Ásia, Europa e África. Finalmente esta corrente alcançou as Américas. Cerca de 5.000 escolas em mais de 110 países participaram deste evento (os 5 mais representados este ano foram Romênia - 200 escolas, Bulgária e Filipinas - 110, Rússia - 96 e Argentina - 80). No Brasil se inscreveram escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília. A Escola Municipal João Brazil foi a única representante de Niterói. As mudas que foram para a terra foram doadas pelo Horto Florestal do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e são de espécies diversas, algumas nativas da Mata Atlântica (jabuticaba, juçara, pitangão e pau-brasil), outras de diferentes regiões do mundo, como romã (Oriente próximo), cajá-manga (Pacífico) e pau-mulato (Amazônia).

Foto acima de Yara. Veja as fotos tiradas pelos alunos aqui. Veja como foi este dia em outras escolas do Brasil (no blog enobrasil.blogspot.com) e do mundo (http://www.enotreeday.net/). Veja a EMJB na mídia aqui.

O dia mundial de plantar árvore pelos quatro cantos do mundo*...

Na Ásia (Índia)...

Na África (Gana)...

Na Europa (Croácia)...

Na América do Sul (Argentina)...

em São José dos Campos (SP).



*fotos publicadas por Mika Vanhanen em www.enotreeday.net .



.

Um comentário:

tania maria disse...

Mais uma iniciatva brilhante, Prof.Rogério!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails