sábado, 28 de junho de 2008

A volta da banda

Esta semana os tambores acordaram de um silêncio de meses e rufaram pela primeira vez no ano na E. M. João Brazil, fazendo barulho no Morro do Castro. A banda marcial voltou a ensaiar na escola. Confira!




.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

EMJB no Zoo

Alunos do 3º ciclo (turmas de 7º ano) e mais alguns professores da EMJB estiveram semana passada na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, mais precisamente no Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro. Puderam ver de perto animais como a onça pintada - o maior mamífero carnívoro do Brasil (na foto com uma pantera negra) - hoje raríssima no habitat natural mas viva no imaginário do povo brasileiro (veja aqui). As fotos deste dia especial foram trazidas pelo Baba e estão disponíveis no site http://picasaweb.google.com/emjbniteroi, um banco de imagens da EMJB criado pelo Victor na internet. Lá você encontra também fotos da peça "A galinha cantora", apresentada na Escola Municipal Paulo Freire em 2007. Confira!

.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Feira de Ciências

No dia 5 de junho os alunos do 1º período do 2º ciclo apresentaram seus trabalhos elaborados ao longo do trimestre, cujo tema era lixo. Todos os trabalhos expostos e apresentados foram construídos a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis. O projeto mobilizou os alunos, que passaram a coletar lixo que era produzido nos recreios e assim contribuir para uma escola mais limpa - desenvolver a consciência de cuidar do planeta começa com pequenas atitudes. Todos se empenharam muito e produziram coisas muito legais: caixinhas de presentes, banquinho de garrafa pet, brinquedos, maquetes, cartazes, experimentos sobre a poluição das águas, teve até demonstração da clonagem de plantas.
Nosso objetivo era envolver toda a escola e selecionar os melhores trabalhos para serem apresentados na semana de ciência e tecnologia, infelizmente nem todos se envolveram, mas o trabalho aconteceu e a mensagem foi dada com muita criatividade. É assim que se constrói uma escola diferente, com a participação de todos.

Professora Tânia Sena.








.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aniversários de junho e outros informes

Aniversariantes do mês (clique na imagem para ampliar). Parabéns!



Eventos na escola organizados pelo grêmio e pelos alunos (clique neles para ampliar).

.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Conhecendo o Morro do Castro


Sexta-feira foi um dia muito especial para alunos das turmas GR3D e GR3E e alguns professores. Guiados pelo ex-aluno da E. M. João Brazil Baba, conhecido por todos no Morro do Castro, fizeram uma caminhada até o local conhecido como Monte de Oração, o ponto mais alto do morro, de onde se tem uma visão fantástica da região da Baía de Guanabara, que inclui a cidade de São Gonçalo, o Maciço da Tijuca e até a Serra do Mar. No caminho, passaram por lugares interessantes, como a Sereia, uma nascente de água sob uma grande pedra, protegida por uma mata. Neste dia, o fenômeno climático da inversão térmica, que forma uma densa camada de poluição sobre a cidade, limitou a visibilidade de alguns pontos, como a ponte Rio-Niterói e o mar. Nada que atrapalhasse a maravilhosa excursão, que proporcionou agradáveis momentos de interação entre as pessoas, o lugar e a natureza. Valeu Baba! Quando será a próxima?!



.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia mundial do meio ambiente

Para comemorar o dia mundial do meio ambiente, esta foto mostra garrafas de desinfetante e cloro que foram trocadas por garrafas de óleo de cozinha usado, armazenadas e trazidas para a escola pelos alunos, através de campanha promovida na Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro. Nesses primeiros 4 meses letivos esses alunos criaram novos hábitos (mais limpos) em casa, melhoraram a qualidade do meio ambiente (deixando de poluir rios e solos) e ajudaram a escola a economizar no material de limpeza. Parabéns a todos que participaram desta atividade! Esta campanha continua na EMJB e tem acontecido também em outras escolas da rede, como a E. M. Rachid da Glória Salim Sacker em Santa Bárbara e a E. M. Altivo César no Barreto, além de outras como a E. E. Henrique Lage (Faetec), no mesmo bairro. A iniciativa de transformar as escolas em pólos de armazenamento e troca de óleo de cozinha usado tem sido um sucesso em todas elas.



Dois dos alunos que contribuíram armazenando o óleo de cozinha usado e o cartaz da campanha (no alto).

.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Estréia com vitória

O time feminino de futsal da E. M. João Brazil estreou nos Jogos Escolares quinta-feira passada, na quadra do clube Canto do Rio. Jogou contra a Associação Educacional de Niterói e ganhou por 2 x 0. Carol (segunda da esquerda para a direita) foi a autora dos dois gols da partida.

Apesar do jogo não apresentar um bom nível técnico por parte de ambas as equipes, o time da EMJB dominou a partida, mesmo contando com apenas uma jogadora reserva (só foram 6 atletas). Repare na foto abaixo a quantidade de atletas do time adversário.

O primeiro gol saiu ainda no primeiro tempo. Veja o lance (acima e abaixo): Carol pega a bola antes do meio de campo, sua companheira de time se desloca para a esquerda e leva a marcação...

... O caminho fica livre e ela avança com a bola até a linha da área. O chute sai fraco, mas a goleira do time adversário não segura... GOOOOOLLLL da João Brazil!!!

O resultado parcial ainda inspirava cuidados, embora a outra equipe não ameaçasse muito. O segundo gol saiu só no segundo tempo (comemoração na foto acima). Depois disso, foi só segurar o placar até o final. Parabéns meninas! Parabéns ao técnico Professor Marcelo, às presenças ilustres da Diretora Gleice e da Professora Beth (D. Glória e Zé Carlos, que compareceram na estréia do time masculino) e parabéns também aos alunos e amigos que foram torcer e prestigiaram as seleções de futsal masculina e feminina da EMJB. Até o próximo desafio!

.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails