sábado, 29 de março de 2008

Teatro no Salão de Leitura

Não perca! Nesta segunda-feira, dia 31 de março, o Grupo Teatral João Brazil, formado no Programa Escola Aberta, apresenta a peça teatral "A galinha cantora" às 10h, no auditório Luiz Carlos Tourinho, dentro da programação do 2º Salão de Leitura de Niterói. Neste mesmo dia, também pela manhã, os alunos do 3º e 4º ciclos da E. M. João Brazil vão visitar o evento, que está sendo realizado no Caminho Niemeyer atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. Abaixo, as alunas atrizes posando para a foto e a apresentação realizada ano passado na Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca.



.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Inscrições para o Grêmio

Atenção alunos da E. M. João Brazil: já começaram as inscrições das chapas para a eleição do grêmio estudantil deste ano. O período de inscrições vai até terça-feira que vem, dia 1º de abril. O grêmio é muito importante pois é a representação dos estudantes na escola, o elemento de articulação entre os alunos e a direção, uma forma democrática de ouvir as necessidades e desejos dos alunos para tornar a escola melhor, mais atrativa. Isso pode incluir, por exemplo, melhorias na quadra, mais atividades recreativas e promoção de festas e eventos. Participe! Monte sua chapa e procure os alunos Wanderson (GR4A), Vitória (GR4D), Rafael (GR4E) ou Gisele (GR3F). Agora é com vocês!

.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Aluno da EMJB passa em concurso

André Fabrício da Silva, ex-aluno da E. M. João Brazil, fez, quando ainda estudava na escola ano passado, concurso para ingressar na Faetec (Fundação de apoio à escola técnica). E passou! Passar para a Faetec não é fácil e exige força de vontade e disciplina. É preciso estudar bastante pois o concurso é muito disputado. André começou a se preparar um mês antes da prova e hoje colhe os frutos do esforço que fez: está numa escola profissionalizante, pública e conceituada do Estado do Rio de Janeiro. Que seja um exemplo para outros alunos da João Brazil que vão concluir o último ano de escolaridade este ano. Estudem e façam as provas! Parabéns André!!!

.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Feliz Páscoa!

Ontem foi dia de confraternização na E. M. João Brazil, promovida pela direção, em virtude do feriado da Páscoa - que celebra a Paixão de Cristo. Não faltaram os tradicionais chocolates, as mensagens carinhosas e o alto astral da comunidade escolar presente. É por isso que essa escola é toda especial!
Abaixo, trabalhos da professora Marilete, da tarde, com alunos do 2º ciclo, que enfeitaram ainda mais a João Brazil durante esta semana.
Um ótimo feriado para todos!













.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Jogos Escolares de Niterói

Sexta, na abertura dos Jogos Escolares de Niterói de 2008, no colégio Salesiano em Santa Rosa, de todas as escolas públicas municipais - são mais de 50 - apenas a João Brazil esteve presente no evento. De toda a rede da FME, apenas ela e uma outra se inscreveram e vão participar dos jogos este ano. Na solenidade desfilaram atletas de vários colégios tradicionais particulares, alguns estaduais e teve até uma orquestra tocando no palco do ginásio. Acima, a delegação da EMJB posando para a foto na frente da pira olímpica; abaixo, um resumo dessa noite em vídeo.



.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Economizando energia elétrica


Vídeo feito espontaneamente na E. M. João Brazil hoje, sobre os ventiladores que ficam ligados nas salas vazias depois das aulas do turno da manhã. Quem assistir vai reparar que as luzes também ficam acesas, mas essas são mais difíceis de desligar pois os interruptores não ficam nas salas. A idéia é conscientizar toda a comunidade escolar que pequenos atos podem criar hábitos fundamentais para evitar o desperdício e economizar energia elétrica. O meio ambiente agradece!


quinta-feira, 6 de março de 2008

Meio ambiente

Plante um pensamento e colha uma ação!

Plante uma ação e colha um hábito!

Plante um hábito e colha um caráter!

Plante um caráter e colha um destino!

No alto, o aluno Thiago da turma GR3B, que levou espontaneamente uma muda para plantar na escola. Na segunda foto, Angelo Luiz da GR3C, o segundo aluno a juntar o óleo de cozinha usado. Na sequência, Thiago plantando manga e pitanga com a colega de turma Larissa Fonseca e o Flávio, do 4º ciclo. Pequenas ações que não vão mudar o mundo, mas que podem mudá-los.

segunda-feira, 3 de março de 2008

A horta

Você conhece a hortinha da Escola Municipal João Brazil? Ela já existe desde o ano passado! As 3 primeiras fotos foram tiradas no início deste ano letivo e mostram o estado em que ela estava quando as aulas começaram. Houve um período crítico durante o recesso de fim de ano, entre o Natal e Ano Novo, em que o calor foi muito forte e não choveu nada. Algumas plantas infelizmente não resistiram.

A alfavaca-manjericão (acima) foi a que mais se desenvolveu neste período do verão. Outras também se adaptaram bem, como a babosa e as mudinhas de pitanga (abaixo). Já no 2º dia de aula uma turma de alunos do 3º ciclo foi conhecer o espaço da horta e a visita revelou algumas dificuldades na realização deste trabalho de educação ambiental.

Como a horta fica ao lado de algumas salas de 8º e 9º ano, a ida de pessoas lá durante o horário das aulas desvia a atenção dos alunos, que ficam olhando pela janela, curiosos, e isso acaba atrapalhando a aula dos professores. Além disso, muita gente ao redor da horta (uma turma inteira) também dificulta, porque não tem atividade para todo mundo.

Assim, o melhor horário para o cultivo da horta é aquele depois das aulas, após meio-dia, quando as salas já estão vazias e só ficam mesmo na escola os alunos interessados em mexer na terra. Foi assim ano passado e no início do ano também. Numa quinta-feira, o aluno Wendel (acima) replantou as alfavacas, que estavam emboladas e foram separadas umas das outras para que pudessem crescer melhor.

No dia seguinte foi a vez de um grupo de seis alunos do 8º ano (incluindo ele) fazer um belo trabalho (últimas 3 fotos). Eles limparam o matinho do canteiro, demarcaram o espaço dos cultivos, plantaram novas sementes (manjericão roxo, salsa, coentro, cominho), regaram, capinaram com uma enxada o mato alto da parte de fora e ainda plantaram mudinhas de pitanga e a babosa do vaso.

Foi menos de uma hora mas de trabalho intenso, com todos envolvidos. Essa galera do 8º ano está de parabéns! Vale ressaltar que foram eles mesmos que pediram para realizar a atividade, motivados pela experiência do ano anterior (veja como foi em http://empfniteroi.blogspot.com/2007/10/nova-horta-2007.html, http://empfniteroi.blogspot.com/2007/11/nova-horta-2.html, http://empfniteroi.blogspot.com/2007/12/horta-da-emjb.html).

No final do expediente, a foto obrigatória!

.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails