segunda-feira, 3 de março de 2008

A horta

Você conhece a hortinha da Escola Municipal João Brazil? Ela já existe desde o ano passado! As 3 primeiras fotos foram tiradas no início deste ano letivo e mostram o estado em que ela estava quando as aulas começaram. Houve um período crítico durante o recesso de fim de ano, entre o Natal e Ano Novo, em que o calor foi muito forte e não choveu nada. Algumas plantas infelizmente não resistiram.

A alfavaca-manjericão (acima) foi a que mais se desenvolveu neste período do verão. Outras também se adaptaram bem, como a babosa e as mudinhas de pitanga (abaixo). Já no 2º dia de aula uma turma de alunos do 3º ciclo foi conhecer o espaço da horta e a visita revelou algumas dificuldades na realização deste trabalho de educação ambiental.

Como a horta fica ao lado de algumas salas de 8º e 9º ano, a ida de pessoas lá durante o horário das aulas desvia a atenção dos alunos, que ficam olhando pela janela, curiosos, e isso acaba atrapalhando a aula dos professores. Além disso, muita gente ao redor da horta (uma turma inteira) também dificulta, porque não tem atividade para todo mundo.

Assim, o melhor horário para o cultivo da horta é aquele depois das aulas, após meio-dia, quando as salas já estão vazias e só ficam mesmo na escola os alunos interessados em mexer na terra. Foi assim ano passado e no início do ano também. Numa quinta-feira, o aluno Wendel (acima) replantou as alfavacas, que estavam emboladas e foram separadas umas das outras para que pudessem crescer melhor.

No dia seguinte foi a vez de um grupo de seis alunos do 8º ano (incluindo ele) fazer um belo trabalho (últimas 3 fotos). Eles limparam o matinho do canteiro, demarcaram o espaço dos cultivos, plantaram novas sementes (manjericão roxo, salsa, coentro, cominho), regaram, capinaram com uma enxada o mato alto da parte de fora e ainda plantaram mudinhas de pitanga e a babosa do vaso.

Foi menos de uma hora mas de trabalho intenso, com todos envolvidos. Essa galera do 8º ano está de parabéns! Vale ressaltar que foram eles mesmos que pediram para realizar a atividade, motivados pela experiência do ano anterior (veja como foi em http://empfniteroi.blogspot.com/2007/10/nova-horta-2007.html, http://empfniteroi.blogspot.com/2007/11/nova-horta-2.html, http://empfniteroi.blogspot.com/2007/12/horta-da-emjb.html).

No final do expediente, a foto obrigatória!

.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails