
Você conhece a hortinha da Escola Municipal João Brazil? Ela já existe desde o ano passado! As 3 primeiras fotos foram tiradas no início deste ano letivo e mostram o estado em que ela estava quando as aulas começaram. Houve um período crítico durante o recesso de fim de ano, entre o Natal e Ano Novo, em que o calor foi muito forte e não choveu nada. Algumas plantas infelizmente não resistiram.

A alfavaca-manjericão (acima) foi a que mais se desenvolveu neste período do verão. Outras também se adaptaram bem, como a babosa e as mudinhas de pitanga (abaixo). Já no 2º dia de aula uma turma de alunos do 3º ciclo foi conhecer o espaço da horta e a visita revelou algumas dificuldades na realização deste trabalho de educação ambiental.

Como a horta fica ao lado de algumas salas de 8º e 9º ano, a ida de pessoas lá durante o horário das aulas desvia a atenção dos alunos, que ficam olhando pela janela, curiosos, e isso acaba atrapalhando a aula dos professores. Além disso, muita gente ao redor da horta (uma turma inteira) também dificulta, porque não tem atividade para todo mundo.

Assim, o melhor horário para o cultivo da horta é aquele depois das aulas, após meio-dia, quando as salas já estão vazias e só ficam mesmo na escola os alunos interessados em mexer na terra. Foi assim ano passado e no início do ano também. Numa quinta-feira, o aluno Wendel (acima) replantou as alfavacas, que estavam emboladas e foram separadas umas das outras para que pudessem crescer melhor.

No dia seguinte foi a vez de um grupo de seis alunos do 8º ano (incluindo ele) fazer um belo trabalho (últimas 3 fotos). Eles limparam o matinho do canteiro, demarcaram o espaço dos cultivos, plantaram novas sementes (manjericão roxo, salsa, coentro, cominho), regaram, capinaram com uma enxada o mato alto da parte de fora e ainda plantaram mudinhas de pitanga e a babosa do vaso.

No final do expediente, a foto obrigatória!
.