segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012

Professora Maria Auxiliadora (Dôra)


 “No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E no planeta um jardim,
e no jardim, um canteiro;
no canteiro, uma violeta,
e sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.”
Cecíllia Meireles

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Slackline

As aulas de Educação Física neste terceiro semestre ofereceram aos alunos do João Brazil uma nova modalidade: o slackline. Segundo o jornal O Globo, o esporte é um dos que mais crescem no mundo em popularidade. Ele exige de seus praticantes equilíbrio e criatividade sobre uma fita de náilon. O material foi adquirido pelos professores da escola e o novo esporte teve uma ótima aceitação entre os alunos. Resultado disso é que para o próximo ano a modalidade provavelmente entrará na grade das aulas de Educação Física.
 
Fotos: Profª Rosângela.
Texto: Prof. Raphael.
.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trilha das Torres

A trilha das torres, no Morro da Fazendinha, foi realizada no dia 4/12 com alunos das turmas 6C, 6D e Professores Raphael (Ed. Física) e Rogério (Geografia). O caminho começa na entrada da antiga fazenda do Dr. Raul e segue uma estrada asfaltada que vai até o tôpo do morro, onde ficam duas torres de Furnas. Ao longo do percurso é possível observar a bela paisagem da região através de clareiras na mata - o mato alto do tôpo impede a visão 360º - com destaque para a floresta que cobre este trecho do vale do rio das Pedras, por onde passava a estrada de mesmo nome até Santa Bárbara. Por outro lado, a construção de prédios numa área verde próxima à escola é um exemplo de como o espaço é consumido atualmente. Nesta trilha, o passado e o futuro estão presentes de maneira bem clara, assim como a relação natureza/sociedade no Morro do Castro. Depois de duas paradas, uma na torre e outra na fazenda, a trilha terminou na cachoeira do rio das Pedras, imprópria para banho. Fotos de Breno (6D), Edna (6D), Débora (6C) e Prof. Rogério.

.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

JEN 2012


Sábado, 24 de Novembro de 2012. 
    Num lindo dia de sol, foi realizado na praia de Icaraí os Jogos Escolares de Niterói com as modalidades de praia (vôlei, handball e futebol). Nossa escola foi representada pelas equipes de futebol masculina e feminina da segunda categoria com o acompanhamento dos professores Marcelo, Raphael e Rogério. 
    Saímos às 8 horas do J.B. e nos encontramos na praia com as outras escolas. O primeiro jogo foi dos meninos contra o Centro Educacional de Niterói, no tempo normal a partida terminou com o placar de 0x0 sendo decidida nos pênaltis. Vencemos com destaque para o nosso goleiro Erick (8C) que defendeu um pênalti e fez o gol decisivo levando a equipe para a final do campeonato. 
    A final foi contra a forte equipe do Cejota, no qual perdemos de 1x0. Jogamos bem, mas perdemos muitos gols, conquistando assim o segundo lugar na competição. O time foi formado pelos alunos Erick, Lucas, Gabriel Paulo, Brendo e Luquinhas e contou ainda com a ajuda do Washington. 
    As meninas jogaram contra o IEPC, numa partida única e muito equilibrada. Perdemos pelo placar de 1x0, conquistando o vice-campeonato. Parabéns as alunas-atletas Andreza Motta, Clara Eduarda, Nayara, Rita de Cassia, Carol, Lohaine, Thayná e Elisa!
    Foi um dia muito divertido e agradável, com várias brincadeiras, até na água fomos. Esperamos que no próximo ano possamos participar novamente.

Texto dos alunos Andreza Motta (9A), Clara Eduarda (8C), Gabriel Paulo (7C), Washington (7C) e Lucas (7A).

Fotos do acervo do Professor Marcelo. 

 Fotos de Caroline (9B).

 Foto: Prof. Rogério.

.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ilha Fiscal

Niterói, 22 de novembro de 2012.
   O passeio na Ilha Fiscal foi muito bom, porque nós fomos liberados para tirar fotos dos locais por onde passamos, o ônibus em que fomos foi maravilhoso, confortável, bonito e até fresquinho. Foi a primeira vez que eu andei de barco, foi uma sensação boa e ao mesmo tempo deu um nervoso com tanto balanço pra lá e pra cá. Fomos muito bem recebidos por todos em todo lugar que nós passamos.
   Os professores, como sempre, foram bem atenciosos e companheiros, isso foi muito bom! Acho que os alunos se comportaram muito bem, óbvio, melhor que nos outros passeios. Nós também aproveitamos os belíssimos lugares em que passamos para tirar belas fotos dos lugares lindos da Ilha. Foi ótimo ver todas aquelas pessoas da marinha com aquelas roupas lindas. O melhor de tudo foi andar dentro do submarino que na verdade era um museu com bonecos representando o capitão, falsas comidas entre outras ilustrações.
   Bom, esse passeio foi um dos melhores que eu fui, foi a minha primeira vez na ilha, mas foi ótimo estar lá e sentir o frescor das ondas... Agradeço a vocês por esta oportunidade de conhecer outro lugar diferente e bonito. Vou guardar para sempre este dia na minha memória.

Texto e desenho de Herminia Oliveira da Silva (7B).

 
Fotos do Professor Paulo (Língua Portuguesa).
 Fotos dos alunos.


.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails