terça-feira, 30 de setembro de 2008

Memória do lugar



Apresentação do trabalho das alunas do grêmio (as entrevistas) na semana do idoso, evento que aconteceu semana passada na E. M. João Brazil. Participação especial no vídeo da Dra. Nelma, diretora do posto de saúde que fica em frente à escola, em Niterói (porque em frente à escola também pode ser São Gonçalo!).

.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Semana do Idoso

Este 1º evento é uma parceria do posto de saúde com a escola e acontece hoje e amanhã na EMJB. Clique na imagem abaixo para conferir a programação.




.

domingo, 21 de setembro de 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Semana de Avaliação (2)

Atenção alunos (e pais ou responsáveis)! Semana que vem - de 22 a 26 de setembro - é a semana de provas na E. M. João Brazil (na imagem acima estão os dias de cada prova). Estudem!

.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Lançamento do JJB

O Jornal João Brazil foi finalmente lançado na EMJB, durante os preparativos da Festa do Folclore. O "JJB", como foi apelidado pela maioria dos alunos da GR3A, foi desenvolvido com a turma dividida em grupos durante os horários de reagrupamento. Cada grupo fez seu projetinho, produziu e entregou o seu jornal. Destes trabalhos, algumas matérias foram selecionadas para compor esta primeira edição (disponível no fim desta página). A tiragem foi de aproximadamente 100 cópias e uma parte foi entregue nas salas de aula na semana seguinte, para garantir uma distribuição melhor. Nas fotos abaixo, professores e alunos conferindo o nº1 do JJB.




.

sábado, 13 de setembro de 2008

Olimpíadas de Matemática

No dia 26 de agosto os alunos da EMJB do turno da manhã (3º e 4º ciclos) participaram das Olimpíadas de Matemática 2008...

Clique abaixo na imagem para ver quem conseguiu um bom desempenho na prova e passou para a 2ª fase...

Parabéns a todos os alunos que "competiram" e à equipe de professores de Matemática da E. M. João Brazil!

.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

7 de setembro

A E. M. João Brazil marcou presença no desfile de 7 de setembro na avenida Amaral Peixoto, no centro de Niterói, na tradicional comemoração do dia da independência do Brasil. A banda marcial da escola, comandada pelo maestro PC, fez bonito junto com as balizas, porta-bandeiras, alunos da EJA, etc. Veja como foi assistindo o vídeo abaixo!






.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Festa do folclore

Registro da festa do folclore que aconteceu sexta-feira retrasada na E. M. João Brazil. Foi difícil escolher as fotos (que nem ficaram muito boas) diante de tantas atividades interessantes desenvolvidas por alunos e professores. Enquanto as turmas de 1º e 2º ciclos fizeram apresentações de danças folclóricas diversas, as de 3º e 4º ciclos expuseram trabalhos inspirados também nos países que participaram das Olimpíadas de Pequim. Como os tangrans dos alunos do Professor Carlos Henrique, as fábulas de La Fontaine da GR3A (Professora Luciana), o Japão dos alunos da Professora Márcia, etc. Parabéns a todos os envolvidos nessa grande festa da comunidade escolar da EMJB!

Público de olho nas apresentações dos alunos.

Coreografia apresentada por alunos convidados da E. M. Infante Dom Henrique.

Alunos e professores se divertindo na festa.

As olimpíadas também fizeram parte da temática do evento.


Alunas dançando ao som de Jackson do Pandeiro.

.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conhecendo o Morro do Castro (4)

Local conhecido como Caixa d'água do agreste, visitado por acaso no mês passado pelos Professores Márcio e Rogério guiados pelos alunos Édson (GR4A) e Anderson (GR3D). Os professores tinham ido à casa do Seu Zé - que cuida da Fazendinha e mora ali perto - quando encontraram com os dois alunos que sugeriram a ida à caixa d'água. Deste ponto se tem uma das maiores vistas de toda a região do Morro do Castro. Os alunos disseram que muita gente vai lá no Ano Novo para ver as queimas de fogos do Rio e de Niterói.

Ficou a dúvida se esta caixa d'água é a mesma a que se refere Everardo Backheuser em seu livro sobre o passado de Niterói, neste trecho sobre as linhas de bonde: "A linha do Fonseca ia apenas das barcas ao largo da Igreja, e em meados de 1883 chegou até as olarias e barreiras do coronel Francisco Dias da Costa, onde está hoje o Bairro Chic. Em setembro do mesmo ano atingiu finalmente a subida da caixa d'água, onde começava a estrada do Baldeador" (saiba mais sobre esta matéria clicando aqui).

Na foto do alto, uma vista parcial do Fonseca e Cubango onde aparece o prédio rosado da EMPF. Abaixo, o Professor Márcio com os alunos Anderson e Édson. Assistindo o vídeo tem-se uma noção básica do lugar e a visão que se tem de lá de cima (o dia estava um pouco nublado). Uma nova visita está sendo agendada para retornar ao local, desta vez num dia de sol claro e limpo e com a participação de mais alunos e professores - inclusive a direção da escola. Por enquanto, curta o visual e decida se você também vai querer estar nessa!




.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aniversariantes de setembro

Parabéns à Fernanda (hoje!) e a todos os aniversariantes do mês de setembro - virginianos e librianos!

.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails