terça-feira, 27 de maio de 2008

Despedida da Adriana

Fotos e vídeo da festinha que os alunos da professora Adriana organizaram na sua despedida da escola. Arrecadaram contribuições, trouxeram os comes e bebes - com destaque para o bolo feito por uma das alunas - escreveram mensagens carinhosas e compraram presente. Ela merece!






.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Notícias da hortinha da EMJB

A hortinha andou um pouco esquecida pelos alunos nesse início de outono, mas a natureza fez a sua parte com dias mais amenos de calor e algumas chuvas. Na foto acima o aluno Lucas Zago (GR3H) rega as plantas depois de um período seco.

Os alunos aproveitam as folhas secas que caem das árvores para reuni-las no canteiro, e assim transformá-las em adubo para o solo. Repare lá no alto que, antes, o solo estava sem essa cobertura e a cor da terra do canteiro era a mesma da de fora dele.

Com o cuidado dos alunos, a rega e a adubação do solo, as plantas ficam mais saudáveis. Na foto acima o aluno Ruan (GR3H) posa junto dos pés de alfavaca-manjericão. Com essa recuperação, eles ficam empolgados e querem plantar mais.

Os alunos semeiam cebolinha e orégano num pedacinho do canteiro. Sem ferramenta apropriada, usam um pedaço de rocha para cavar as covas e a terra já aparece mais escura. As atividades aproximam eles da natureza e criam um vínculo com o espaço.

Aproveitando que os pés de alfavaca-manjericão e salsinha estavam bonitos, o aluno Wellington (GR3H - foto abaixo), que conheceu a hortinha esta semana e se amarrou, foi até a cozinha da escola e perguntou se as merendeiras queriam temperos para colocar na comida.

Com a resposta positiva, os alunos colheram várias folhinhas e levaram até lá. Pela primeira vez, os temperos da hortinha da EMJB foram usados no preparo dos alimentos. Parabéns Lucas, Ruan e Wellington!!!
No dia seguinte, a merendeira Laura (foto acima) usou novamente as plantinhas cultivadas na escola.

.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Arte e tradição no Corpus Christi

A confecção dos tapetes de sal já é tradição no feriado de Corpus Christi nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Nesta última, a festa, que começa sempre na noite de quarta-feira e vara a madrugada de quinta, é a mais importante de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. A procissão católica na manhã seguinte arrasta uma multidão de fiéis pela principal avenida da cidade. O evento é uma das mais interessantes manifestações de religiosidade e cultura popular, uma arte efêmera trazida da Europa há séculos, mantida ano após ano com a participação de milhares de pessoas. Imperdível! Veja como foi ano passado...



.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Semana de Avaliação

Atenção alunos! Semana que vem começam as avaliações do primeiro trimestre para os alunos do 3º e 4º ciclo. Estudem! Fazer uma prova tranqüilo e tirar uma boa nota vai valer esse pequeno esforço e prepará-los para etapas futuras da vida. Confiram os dias das provas.

.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Geotecnologias digitais no ensino

Geoden (Geotecnologias digitais no ensino) é um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolvido pela Professora Angélica Dimaio, que pesquisa a informatização na educação básica analisando a sua contribuição no ensino, através de um programa que abrange cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Professores da Rede Municipal de Niterói puderam, através de um curso, conhecer o software Spring e se familiarizar com todo este material didático, disponível para internautas no site http://www.uff.br/geoden/. Quem tiver disposição para navegar vai encontrar muita coisa interessante para usar na sala de informática, como mostram as imagens e o vídeo abaixo.

A E. M. João Brazil localizada nos limites dos bairros Fonseca, Baldeador e Tenente Jardim.

Niterói e São Gonçalo em imagem de satélite. O verde é a vegetação e o rosa a urbanização.

A Mata Atlântica de verde cobria originalmente toda essa região fluminense.

Hoje só restam as poucas manchas verdes do mapa.


Vídeo sobre a localização da EMJB.

.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

terça-feira, 6 de maio de 2008

Vídeos da EMJB

Vídeo com trechos da peça "A galinha cantora", escrita e dirigida por Agnaldo Corrêa, com alunos da E. M. João Brazil, apresentada no 2º Salão de Leitura de Niterói (31/03/08):



Vídeos do passeio dos alunos das turmas GR3A e GR4D da E. M. João Brazil à Ilha Fiscal (11/04/08):





.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails