quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cova da onça

Como era meu bairro antigamente?

Eu moro na estrada Bento Pestana nº 300, na Cova da Onça.
Uma moradora muito antiga daqui - D. Lizinha - sempre diz que aqui só tinha mato. Aqui tem uma jaqueira que ela diz que é centenária. Ela conta que a casa dela foi a primeira casa construída aqui e era de pau-a-pique, teve que abrir uma clareira no mato para fazer a casa. Ela disse que tinha bicho de tudo quanto era jeito, só nunca viu onça. Tinha muita cobra grande, hoje ainda tem, mas é pouca, e eu nunca vi. Tinha mico, aí depois eles sumiram por vários anos e agora voltaram a aparecer muitos, dá até para alimentá-los na mão. Quando minha mãe veio morar aqui, uns 25 anos atrás, a estrada principal era de chão de terra, o ônibus só ia até o Morro do Castro e tinha que vir andando até aqui. Não tinha luz, água, e tinha que carregar água de uma nascente na fazenda que tem até hoje ou comprar carro pipa. Ela conta também que tinha onça antes dela vir morar aqui mas ela nunca viu. Graças a Deus que quando eu nasci a Cova da Onça já era bem mais moderna e não tinha mais onça.

Texto de Matheus França de Oliveira - GR3H


.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Aniversariantes de abril

O mês de abril já está quase acabando e por pouco este painel não ficou de fora do mural eletrônico. Por um lapso de memória (a idéia ainda não tinha vindo!) esqueceu-se de colocar aqui os dos meses de janeiro, fevereiro e março. Parabéns a todos os aniversariantes destes 4 meses! A partir de agora, vamos divulgá-lo no blog no início de cada mês (clique na foto para ampliar).

.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Estação Meteorológica da EMJB

Este ano começou a funcionar a Estação Meteorológica da E. M. João Brazil. Desde fevereiro a escola possui um termômetro de parede fixado no corredor próximo à entrada principal (na foto acima marcando 30ºC). A idéia é criar nos alunos o hábito de observação do tempo: todo dia ele registra na hora do recreio a temperatura do ar, olhando a coluna de mercúrio na régua e anotando o valor numa folha de papel (modelo abaixo). Depois, confere as condições atmosféricas observando o céu e marca no papel uma letra de acordo com a legenda. Deste modo, ao final de um período (mês, semestre, ano), é possível saber médias de temperatura, suas variações, a quantidade de dias ensolarados ou de chuvas, etc. - e assim aprimorar conhecimentos sobre o clima e o tempo. Alguns alunos do 3º ciclo já começaram a fazer a leitura diária do termômetro e em breve teremos os primeiros dados meteorológicos do Morro do Castro.
Veja como isso começou em http://empfniteroi.blogspot.com/2007/08/estao-meteorolgica-da-empf.html


.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tropeço na estréia

A E. M. João Brazil estreou nos Jogos Escolares de Niterói 2008 nesta quinta-feira na quadra do clube Canto do Rio. A seleção de futsal (até 17 anos - foto acima) jogou bem mas perdeu para a equipe do Centro Educacional de Niterói por 7 x 3. A derrota mostrou que o time pode conseguir bons resultados na competição, mas precisa melhorar mais principalmente no condicionamento físico e na marcação. O placar final não refletiu o equilíbrio da partida, que chegou a ser dominada pela EMJB no primeiro tempo: a equipe marcou o primeiro gol e apresentou um futebol com toques de bola rápidos e jogadas criativas. Não deu sorte em algumas finalizações, abriu espaços e no fim cansou. Veja alguns momentos:

Aquecimento antes do jogo.

Torcida presente incentivando.

Comemoração do terceiro gol.

.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Ilha Fiscal


Fotos do passeio dos alunos das turmas GR3A e GR4D à Ilha Fiscal no dia 11/04/08. Alguns nunca tinham atravessado a Baía de Guanabara na barca Niterói-Praça XV. Na Capitania dos Portos, visitaram o Museu da Marinha e entraram em um submarino e em um helicóptero militar. Depois navegaram de saveiro até à ilha, onde conheceram um pouco mais da História do Brasil. Voltaram deslumbrados. Um dia muito especial!

.

sábado, 12 de abril de 2008

Preparação para os jogos

Atenção alunos que vão participar dos Jogos Escolares de Niterói 2008! Nesta próxima semana começa a preparação para a grande competição com os professores de Educação Física. Cartazes no mural do corredor e no pátio estão divulgando os horários dos treinos para cada modalidade (clique na imagem acima para ampliar). O primeiro jogo da E. M. João Brazil será quinta-feira à tarde no clube Canto do Rio. Para os atletas, boa sorte, raça e determinação!

.

terça-feira, 8 de abril de 2008

EMJB no Salão de Leitura

Fotos e vídeo do dia 31/3, dia em que os alunos da E. M. João Brazil foram ao 2º Salão de Leitura de Niterói no Teatro Popular: a turma reunida, professores e alunos, o grupo de teatro, a apresentação e o público, a curiosidade e a descoberta!










.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Censo cultural

Pesquisa realizada no início do ano letivo com alunos do 6º ano, ou do primeiro ano do 3º ciclo, para conhecê-los um pouco mais. Foram entrevistados no total 135 alunos das 5 turmas do turno da manhã. O primeiro gráfico chama mais a atenção: apenas 13 alunos fazem algum tipo de curso, enquanto 122 ficam ociosos fora da escola. A televisão é a maior influência cultural. Veja os resultados abaixo:










.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails